A FCMP

Em Atualização

A nossa

Missão

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública desde 1978.

A sua missão é coordenar, promover, regulamentar e disciplinar o movimento campista e as atividades de montanha em todo o território nacional, tendo o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, desde 1996, pelo que representa as atividades de Campismo e de Montanha perante a Administração Pública e diversos organismos suprafederativos nacionais e internacionais, de que se destacam o Comité Olímpico de Portugal (COP), o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), a Confederação do Desporto de Portugal (CDP), a Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), a Federação Internacional de Campismo e Caravanismo (FICC), a União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA), a Federação Europeia de Pedestrianismo (ERA – European Ramblers Association), a Federação Internacional de Esqui-montanhismo (ISMF) e a Federação Internacional de Skyrunning (ISF).

  1. Assegurar a participação competitiva das seleções nacionais;
  2. Representar perante a Administração Pública os interesses dos seus filiados;
  3. Promover atividades de animação cultural, recreativa e desportiva, especialmente os jogos tradicionais;
  4. Contribuir para o desenvolvimento turístico nacional projetando internacionalmente a imagem de Portugal.

Mensagem da

Presidência

Paulo Sousa

 

 

 

 

80 Aniversário

 

 

 

 

 

 

BEM VINDOS À GERAÇÃO

FCMP 2025-2028

MAIS Federação “

Com a entrada do novo ano 2025, entram também em funções os novos Órgãos Sociais da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal UPD, 2025, e que se espera, e deseja, venham a comandar os destinos desta instituição até ao ano de 2028.

Mas esta não é a única coincidência a relatar. Com este novo ano, entramos igualmente no 80º ano da fundação da Federação, e não poderia haver melhor prenda do que a atribuição, também este ano, pelo Comité Olímpico de Portugal, do estatuto de Federação Olímpica!.

O Presidente, a Direção e todos os restantes Órgãos Sociais, eleitos em Dezembro, iniciam agora as suas funções já carregados com uma enorme responsabilidade, que é a de conseguirem valorizar ainda mais a nossa Federação, num ano que se quer de comemoração solene pela sua bonita idade e estatuto Olímpico recebido, isto para além da legal e necessária renovação do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, que também ela ocorre neste ano, neste inicio de novo ciclo Olímpico.

Mas neste mandato, queremos ir mais longe. Queremos MAIS para a nossa/vossa Federação.

É pois com determinação e plena convicção e elevado sentido de responsabilidade, que julgamos ser capazes de cumprir os nossos mandatos e recompensar a confiança que nos foi dada pelos nossos eleitores, delegados da Assembleia Geral, naturalmente em representação de todas as Filiadas, Filiados, Técnicos e Árbitros.

Para todos queremos MAIS Federação!

Presidente
Paulo Sousa

"PELO DESPORTO… POR PORTUGAL."

A história da

Federação

Links Úteis